Re: RES: Clone de micro = ghots

On Tue, 2005-10-25 at 17:23 -0200, Thadeu Penna wrote:

> Não dá...

Explique porque não dá..
A flexibilidade de configuracão dá margem a erros na configuracão do
clone. Dá chance ao usuário de errar. O usuário é humano. :)
Se você quer ter uma cópia fiel, você não precisa de um programa
flexível, você só precisa de algo que faca uma cópia fiel, concordas?

Qual a vantagem de se ter um particionamento diferente na máquina
replicada? Se você quer máquinas particionadas de forma diferente, sua
matriz deve estar da forma que você deseja as cópias..

> E quem disse que o replicator é isto?? Se fosse, não seria um pacote e
> sim um comando...

Comandos? Exemplifique..
Até o dd faz parte de um pacote.. Não entendi..

> você nunca usou o replicator, não é ? O replicator não é um rsync de uma
> partição para outra. Veja em replicator.sf.net. Não precisa testar: se
> uma máquina funciona, então a outra funciona também. O replicator não
> copia o /proc/, /dev, /var/spool/umontedecoisas, etc.. só o que é
> necessário. Como saber o que é necessário ? O programa está na versão 3
> e foi testada por muiiiiiita gente, desde o potato..

Não pois não vejo uma situacão onde ele seria útil e que eu não pudesse
fazer de outras formas.. :)
Mas o /dev é necessário e deve ser copiado :P

Pois é, o tar, o dd, o cpio nem precisam ser testados por um monte de
gente.. eles estão ai desde que você nasceu :)

> Se quiser clone o esquema de partições, se não quiser não clone. Isto é
> o que eu chamo de flexível. Ele vai copiar o /usr de um para outro, como
> vc mesmo disse, arquivo por arquivo. Se for diferente o esquema de
> partições, é só o fstab que será diferente.

Não, não é só o fstab, é a quantidade de blocos em cada particão, é o
tamanho e localizacão delas, é a localizacão e fragmentacão dos
arquivos, etc, etc, tudo está sendo colocado em locais diferentes.. Até
mesmo o lilo ou outro boot manager não apontará para a localizacão
correta do kernel. Ao fim da cópia não tens um clone fiel. Se não tens
um clone fiel, não podes dar 100% de certeza que irá funcionar..

> O boot não é clonado, copia-se o lilo.conf e roda o lilo na máquina
> clone, depois de copiados os arquivos. O que eu coloco no postinst do
> replicator é reconfigurar o ssh (para gerar as chaves diferentes da
> máquina padrão) e eventualmente o xserver-xfree86 pois temos teclados
> diferentes aqui (us e abnt2). Só...

Pois é, a parte do lilo é problema derivado da cópia em nível de
arquivos.

> Sim. Só que você não vai querer um two-way onde um máquina não foi
> instalada ainda, certo ??

Como disse anterior, o propósito do Unison é outro, mas serve para
sincronizar o computador da faculdade de um professor de física com o
computador que este mesmo professor possui em casa.. :)

Mas uma coisa que eu não havia pensado.. Com o Unison (grafico!
inclusive) em uma máquina mestre/matriz, você pode instalar a partir de
outra fonte o base e mais um sshd na máquina a ser clonada e fazer um
pull de todo o filesystem da matriz para as máquinas a serem clonadas
resultando exatamente no mesmo que o seu replicator faz.. :) Cópia em
nível de arquivos ..

--

[]
JA Tavares