Re: Dual Boot XP e Debian (Lilo)

On Mon, 26 Dec 2005 10:17:34 -0300
alexmarco@bb.com.br wrote:

> Pessoal,
>
> Instalei o Debian na minha máquina aonde já tinha um XP em
funcionamento,
> tudo bem, instalação correu sem problemas, instalei tudo com ReiserFS,

> três particões (/boot, swap e raiz) iniciou,tudo beleza.
>
> Depois dei um apt-get remove grub e retirei o grub.
>
> Instalei o LILO com o comando apt-get install lilo
>
> criei um arquivo vazio chamado lilo.conf no /etc com o comando "touch
> lilo.conf"

acho que não. a instalação do lilo deve ter criado um lilo.conf. seu
comando touch lilo.conf apenas alterou a data de criação do arquivo.

> [...]
>
> "<windows root>/system32/hal.dll arquivo não encontrado"
>
> Sei que este erro ocorre quando o sistema não é corretamente iniciado
no
> arquivo boot.ini, por isso desconfiei que o lilo estivesse informando
> partição incorreta do XP
>
> Meu HD está particionado assim (80 GB)
>
> 1) partição de dados (C:) aonde encontra-se a pasta meus documentos e
os
> arquivos de inicialização do XP (boot.ini, ntldr, bootsect.dos etc...)
> 2) Partição de sistema (f:) aonde estão os arquivos do sistema

não sabia que o windows podia ficar em mais de uma partição...

> Editando o Lilo.conf, vi que é informado o caminho /dev/hda2 - que
> imaginei ser a partição F: e troquei para hda1, mesmo assim mesmo erro

acho que o lilo deve apontar para a partição onde fica o c: mesmo.

> acima.
>
> Até aí estaria tudo certo, editando o arquivo, mudei o alias do
sistema
> para a a sigla "XP" mas ao iniciar fica aparecendo a mensagem
"microsoft
> windows XP" e dá o mesmo erro.
>
> Mesmo pela interface gráfica (aplicações - sistema - inicialização)
> trocando o nome e o caminho da partição, nada muda.
>
> PERGUNTA:
>
> Será que o sistema está usando mesmo o arquivo lilo.conf que está no
/ETC?

quando você altera o lilo.conf e dá o comando lilo mudam as mensagens de
erro? se sim, estão é este mesmo. mas você está lembrando de dar o
comando lilo, né?

> Como fazer para colocar o XP para funcionar novamente?

tente no google a mensagem de erro que o XP retorna.

verifique se suas partições c: e f: ainda existem. monte elas pelo linux
e dê uma olhada nos conteúdos.

http://br.yahoo.com/homepageset.html