Re: Sid não atualiza

* Savio Ramos (savio.debian@oi.com.br) wrote:

> Olá,
>
> Qual a explicação para que dois pacotes da Sid impeçam sua atualização
> com dist-upgrade?

Na verdade não são este pacotes que estão impedindo o dist-upgrade, mas
sim o erro que provocou a quebra do sistema de dependencias. Veja a
mesnagem:

[...]

> /usr/share/man/man1/ed2k.xmule.1.gz by amule'dpkg: erro processando
> /var/cache/apt/archives/amule-common_2.0.3-4+b1_i386.deb (--unpack):
> tentando sobrescrever `/usr/share/cas/stat.png', que também está
> no pacote amule-utils dpkg-deb: subprocesso paste morto por sinal
> (Pipe quebrado) Erros foram encontrados durante processamento
> de: /var/cache/apt/archives/amule-common_2.0.3-4+b1_i386.deb E:

Na verdade o pacote amule-common está tentando colocar um arquivo em um
local, só que existe um arquivo com o mesmo nome naquele local provido
por outro pacote. O processo de instalação foi interrompido, e tudo o
que vinha depois e dependia do sucesso desta parte da instalação também
ficou parada. No proximo dist-upgrade o sistema tentará refazer os
passos interrompidos, e como não haverá sucesso nenhum pacote será
atualizado/instalado até que você resolva o problema.

A solução é: Forçar a sobrescrção do arquivo com o comando

dpkg -i --force-overwrite /var/cache/apt/archives/amule-common_2.0.3-4+b1_i386.deb

Esta opção deve ser usada com cuidado, pois se o arquivo a ser
sobrescrito for *diferente* do novo pode danificar outros programas que
dependam dele. Neste caso especifico é uma imagem.png, e como você esta
usando repositórios oficiais o risco é menor. MAs mesmo assim compensa
fazer um backup do arquivo a ser sobrescrito antes. Além disso, veja a
manpage do dpkg para ver as opções ligadas ao --force.

Depois desta instalação forçada, podes voctar ao aptitude dist-upgrade
que o processo finalizará e os outros pacotes que não forma
instalados/atualizado o serão.

PS: Esta mesma situação ocorreu na minha máquina, e reportei para o
mantenedor do amule para averiguação e correção.

--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail