Re: Add placa de rede

On Fri, Sep 23, 2005 at 02:43:58PM -0300, Debian wrote:
> boa lista!!
>
> seguinte, fiz a instalação do meu debian e esse em rede interna com dhcp 192.168.1.x átimo!!!
>
> interfaces:
>
> # The loopback network interface
> auto lo
> iface lo inet loopback
> # The primary network interface
> auto eth0
> iface eth0 inet dhcp
>
> depois de todos só ajustes e atualizações atribui um ip fixo a ele simplesmente alterando as  configurações do /etc/network/interfaces que ficaram assim:
>
> # The loopback network interface
> [...]

Olá Daniel,

Provavelmente seu problema se deve ao kernel ter "trocado a ordem" das
interfaces de rede, ou seja, o que antes era eth0, agora é eth1.

Uma maneira eficiente de descobrir qual interface "física" de rede está
associada a cada dispositovo eth* no kernel é através da pesquisa nas
mensagens do Kernel, com o comando:

# dmesg |grep eth[0,1]

Como no Debian (se tiver usando kernel padrão da distro) os kernels vem
compilados de forma bem modular, geralmente o suporte aos dispositivos
de rede vêm em forma de módulos, sendo assim, se tiver interfaces de
rede diferentes e quiser "forçar" qual será a eth0, eth1 e assim por
diante, basta carregar os módulos de cada um em ordem, adicionando o
nome dos módulos no arquivo /etc/modules na ordem em que se deseja
configurar as interfaces. Por exemplo, caso tenha uma Realtek 8139C e
uma 3com 3c905TX na máquina e queira definir a 3com como eth0 e a
Realtek como eth1, coloque no arquivo /etc/modules:

--- CORTE AQUI ---
3c59x
8139too
--- CORTE AQUI ---