Re: distribuição antiga não atualiza 'apt-get -f dist-upgrade'

Em Qua 25 Mai 2005 15:58, Filipe Ronald escreveu:

> [...]
> atrapalhando por informações sobrepostas e/ou conflitantes e/ou residuais
> que este processo pode ter gerado? Existe como eu apagar de um modo seguro
> todos estes registros e começar do zero o banco de dados?
>
> Se, como tu disseste, existem pacotes conflitantes instalados, como os
> localizo? Como sei quais são eles? Como os elimino? dpkg --remove <pacote>?
>
> Desculpa os e-mails tão longos, mas minha cabeça está pululando...  :-)
>
> Abraços e obrigado.

> Converse com seus amigos em tempo real com o Yahoo! Messenger

Olá! comecei a escrever essa mensagem mais cedo, acabei não enviando, e estou
reformulando agora. Acho que no seu caso não tem porque pedir desculpas pelo
tamanho da mensagem, estão todos vendo que o problema é importante...

> Abaixo, segue a saida do apt para
>  % apt-get -f install aptitude
> Vale dizer que a mensagem de erro eh a mesma sempre.

É a mesma sempre, quando? Para qualquer das ferramentas
(aptitude/apt/dpkg/dselect)? Para qualquer pacote que você tenta instalar?
Para qualquer opção passada às ferramentas (update/upgrade/search). O seu
cache está ok? O apt-cache funciona?

> E: Internal Error, Couldn't configure a pre-depend

Ele está indicando um erro de pré-dependência. Vejo algumas tentativas
possíveis:

1) Olhar todos os pacotes que ele está dizendo que vai atualizar, procurando
as pré-dependências, e instalar todas elas na mão, com
# dpkg -i nome-do-pacote.deb
2) Enxugar ao máximo seu sistema, tirando os pacotes finais, de forma que você
se concentre primeiro no mais importante, os pacotes mais básicos.
3) Tentar atualizar primeiro os pacotes mais básicos (mesmo se não seguir a
sugestão dois). Isso é mais fácil de fazer com o aptitude, por exemplo, pois
o apt-get upgrade não aceita escolha de pacotes (eu acho). Comece, por
exemplo, com os que apareceram na primeira linha do apt-get (binutils,
debconf, apt, cpp etc.).

tiago.