Re: Corel Draw...

Cara,

Olha só, eu já trabalhei profissionalmente como ilustrador e vou te falar:

- O Linux ainda não tem programas profissionais para design gráfico
- Usar o Wine tem um custo/benefício muito baixo
- Não existe gerenciamento de cor pra Linux, na prática você não tem garantias de fidelidade na hora da impressão.

Eu realmente te aconselho a usar uma máquina dedicada pro trabalho, e sendo assim vou te dar mais algumas dicas:

- Mandar arquivos abertos pra gráfica é pedir pra ter dor de cabeça. Todo o mundo civilizado hoje trabalha com PDF.
- Mandar arquivos do Corel é pior ainda, já que ele tem um histório beeeem extenso de nunca mostrar o mesmo arquivo duas vezes do mesmo jeito.
- O FreeHand da Macromedia é uma opção mais barata, e acredite é MUITO melhor
- Nada supera a Adobe, o illustrator ainda é o melhor de todos

E ainda te digo mais... como você precisa rodar programas gráficos, migre algumas estações pra Apple:

- O MacOSX é Unix, e fala o mesmo dialeto na rede que o Linux
- O MacOSX tem portado para ele inclusive grande parte dos softs que existem pra Linux
- Baseado em BSD, segurança UNIX no mesmo nível que o Linux
- Todos os aplicativos gráficos que você precisar, na melhor plataforma para isso
- Um MacMini está custando R$3000,00 e dá perfeitamente conta do recado
- Você estará completamente livre da Microsoft

Na boa, eu só estou esperando entrar uma grana pra investir num MacMini.

Boa Sorte, espero ter ajudado!!