um processo supercarregando a máquina

Gente,

Eu estava trabalhando normalmente quando de repente o computador ficou
super-pesado. Esperei alguns segundos e nada de voltar ao normal. O
teclado e o mouse ficaram cada vez mais lentos até pararem mesmo.

fui pro console e vi pelo top que tinha um processo foomatic-rip
consumindo uns 97% de CPU. dei um
ps aux | grep foo
e deu isto:
lp        4866  102  1.7  11724  8840 ?        R    22:03   0:10
/usr/bin/perl / usr/lib/cups/filter/foomatic-rip 4 fredm (stdin) 1
PageSize=A4 Quality=300DraftC olorCMYK PrintoutMode=Normal
root      4869  0.0  0.1   2916   624 tty3     R+   22:03   0:00 grep
foo

matei o processo. Apareceu outro. Matei e pronto. fui no top e ainda vi
um cupsd (acho) cair rapidamente no consumo de CPU.

Tenho uma HP 3550 usb que nunca consegui usar. O cups detecta ela, o
hotplug detecta ela, eu instalo no cups mas quando mando imprimir a
bicha fica lá, quieta. Não sei se isto tem alguma coisa a ver.

Bom, como não é um bug reprodutível, se ninguém teve o mesmo problema,
vou deixar o assunto morrer...

    Paro por aqui, Fred