Configurando camera digital Canon S330

Pessoal,
   Utilizo debian sarge com kernel 2.6.7, ambiente gráfico KDE 3.2
e estou tendo problemas para baixar as fotos da minha camera digital
Canon Powershot S330. Instalei a libgphoto2 e o front-end gtkam.
Quando inicio o gtkam vou no menu Adicionar / Camera / Detectar
ele diz que nenhuma camera foi detectada. Instalei também o digikam
e tentei adicionar minha camera selecionando de uma lista
a mais proxima que encontrei foi a Canon Powershot S300, mas apois
adicionar ele diz que a camera nao foi encontrada. Agora não sei
se o problema esta na libgphoto que não suporta minha camera ou
se não esta detectando automaticamente dispositivos USB. Eu tenho
um mouse USB e utilizo sem problemas, só conectar e sair usando.
   Procurei no /dev para ver se tinha algum dispositivo /dev/sda*
(pelo que li em alguns artigos na web este seria o dispositivo
da camera certo ?) para tentar montar manualmente e transferir
os arquivos manualmente mas não tem este dispositivo no meu /dev.

Alguem tem uma dica de como fazer ?

Desde já agradeço pela atenção,

--
Felipe Roman