Re: INTERNET, LAN, MP3 PLAYER CONFIG

Em Qui 30 Set 2004 10:27, Eduardo escreveu:
> BOM DIA,

bom dia!

> Tenho um LinuxOLD e um Linux. No linux OLD, eu posso mandar e receber
> e-mails pelo KMail, mas nao consigo conectar a internet, nem ouvir
> musicas(couldnt open audio).
>
> No Linux, eu nao consigo mandar nem receber e-mails, nem entrar na net e
> portanto, nao posso fazer upgrades. No entanto, consigo ouvir musicas.
>
> Nunca consegui me conectar a rede local de onde moro. Preciso configurar
> meu teclado no X.
>
> Voces poderiam me sugerir os passos necessarios para que eu consiga
> configurar o debian convenientemente? Existe alguma nova versao mais facil
> [...]

Temos que começar por algum lugar. Escolha um problema para resolver e
mande-nos mais informações. Por enquanto, eu diria para você manter as duas
instalações para poder comparar. Além disso, você já pegou o guia foca/linux
(procurar no google)? Para quem está começando, é um manual incontornável.

O que você quer dizer com "consigo mandar e receber emails ... mas não
conectar a internet"? Se você manda e recebe e-mails você está conectado à
internet.

Quanto ao problema do som, o problema já foi tratado muitas vezes aqui na
lista (mais uma fonte de informações fundamental para quem está começando: o
histórico da lista). Provavelmente o seu som está funcionando, mas o seu
usuário não tem as permissões suficientes para usar o dispositivo. Primeiro,
teste o som como root. Se funcionar, ainda como root, digite:
# ls -l /dev/dsp
O resultado deverá ser algo como:
crw-rw----  1 root audio 14, 3 2002-03-14 18:51 /dev/dsp

O que significa que o dispositivo de som pertence ao usuário root e ao grupo
audio. Para que um usuário possa utilizá-lo, basta que ele esteja no grupo
audio. Para acrescentar um usuário a um grupo, use o comando adduser:

adduser usuário grupo

De qualquer forma, antes de usar qualquer comando desconhecido,  dê uma
olhadinha nas páginas de manual (man adduser) ou, para comandos do bash, no
help (help cd).

> Aguardo resposta. Muito obrigado pela atencao

Espero ter começado a ajudar. Quando for pedir novas informações, especifique
ao menos a versão do debian que está usando e quais são exatamente as
mensagens de erro retornadas.

> Eduardo

abraços,

tiago saboga.