Re: Memória no Linux

linux-free wrote:
Olá Lista,

Tenho uma pequena dúvida. Tenho um computador com
512MB de memória RAM e usando o Debian GNU/Linux
Unstable.
Bom! quando inicio o Linux e uso o comando free eu
tenho mais ou menos uns 400 MB livre de  memória. E aí
eu inicio o KDE e fico com uns cento e pouco de
memória. Aí é que vem o negócio. Finalizo o KDE e
utilizando o free fica dizendo que só tenho uns cento
e lá vai fumaça de memória livre.

O que acontece? O Linux não consegue liberar a
memória... fiquei esperando um tempão e continuava
dizendo que tinha um tanto bom em cache e que livre só
aquilo.

Alguém poderia me explicar como funciona isso?

Obrigado.

Ei, uma experiencia legal de se fazer é a seguinte:
Assim que acabar de ligar o micro, logue no KDE, e procure InfoCenter -> Memory. (se for o kde antigo 2.x, é dentro do control center ainda).

Deve aparecer um gráfico do uso da memória, sendo a maior parte vazia.
Abra um shell, coloque um CD de dados qquer no drive (de preferencia lotado, com 700 mb de qquer coisa), e digite o seguinte comando (talvez precise ser root - cuidado para nao digitar errado)
dd if=/dev/cdrom of=/dev/null

Ele fara seu micro ler todo o conteudo do CD. Agora vem a parte bonita: observe o grafico do uso de memoria - e veja o tamanho do cache de disco disparar...

Cache de disco não é uma memória ocupada, no sentido estrito - uma boa parte dele pode ser liberada caso programas precisem de memoria. Mas se nao tem ninguem usando a memória, por que nao aproveita-la pra cache? :-)

BTW, acho que o KDE pega essas informacoes do /proc/meminfo; o comando 'free' também mostra uma versao simplificada do uso de memoria.

Captou a mensagem? :-)

Abracos,
Marcos Lazarini