script para suspender temporariamente exec de serviço

Olá!

Gostaria de escrever um script que permitisse aos meus usuários parar o
serviço mldonkey, mas de forma que ele ligue de novo uma hora depois. Tenho
dois problemas a respeito:

1) Tem alguma forma de permitir que qualquer usuário desligue/ligue um
serviço, sem exigir nenhuma senha adicional e através de um script?

2) Como criar uma tarefa num script programada para execução uma hora depois
do lançamento do script? A possibilidade que vejo (um work-around) é criar um
cron que a cada hora verifique se o daemon está rodando e, caso não esteja,
lance-o. Mas tem alguma outra forma?

3) Eram só dois problemas, mas isso levantou uma dúvida adicional. Para que
servem os bits de permissão adicionais (setuid, setgid)? Alguma documentação
clara a respeito (com o que achei a respeito, por exemplo no guia FOCA, não
consegui entender)?

abraços,

tiago.