RES: Opniao sobre ferrametas de IDS

Bem, eu tenho usado o portsentry aqui.

Preferi configurar ele para escutar apenas em uma porta e redirecionar o
trafego das portas que eu queria monitorar (23, 137, 8080, ...) para la com
uma regra de pre-routing no firewall.
(coloquei a porta para a qual eu redireciono no
/etc/porsentry/porsentry.conf em TCP_PORTS e deixei TCP_MODE="tcp" no
/etc/default/portsentry)
Ah! Essa porta para qual vc redirecionou as tentativas de ataque precisa
estar aberta para input no firewall.

Eu fiz isso para evitar que, se por algum motivo o portsentry parar de
responder, os pacotes nao chegarao ao servico para o qual devia ser. O
problema e que quando alguem e bloqueado, eu nao sei em qual porta ele
tentou se conectar (no log aparece como ele tentando conectar na porta para
a qual eu redirecionei ele), mas paciencia...

Para fazer ele bloquear automaticamente vc so precisa setar a opcao
BLOCK_TCP="1", descomentar a linha do KILL_ROUTE para o seu sistema (para
mim, a do iptables em linux) e configurar a tolerancia no parametro
SCAN_TRIGGERS.

Boa sorte,

 - Samuel