Assunto batido - acentuação no emacs

Pessoal,

Estou tentando habilitar a acentuacao no emacs em modo texto e estou apanhando pacas... Ainda nao entendi como funciona, pois no X vai que eh uma beleza mas quando uso dentro do xterm, esqueca...
Ja ate encontrei uma resposta que o Macan deu para o Leandro Corsetti em 1998, mas mesmo assim estou sem sucesso...
Sera que existe alguma coisa de diferente no Debian?

A situacao eh esta:

No X a acentuacao esta ok.
No console a acentuacao tambem esta ok.
No emacs21 modo grafico a acentuacao esta ok.
No emacs21 modo texto a acentuacao nao esta ok.

Vi algumas sugestoes para alterar o inputrc mas mesmo assim, sem sucesso.

Obrigado,

Daniel Cristian Cruz