Re: +-off CNPq - Comunicado (fwd)

> Como uma fração considerável de usuários Linux está nas Universidades e
> como o Debian é a mais "GNU" das distribuições, estou colocando em
> discussão o comunicado do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento
> Científico e Tecnológico) para os pesquisadores do país. O tal "formulário
> eletrônico de programas" mais o famigerado "currículo Lattes" rodam
> somente em uma arquitetura e plataforma (um doce para quem adivinhar).

	Eu, quando fiz pesquisa (num passado não tão remoto assim), tive
de fazer meu currículo Lattes.  Achei interessante pois mantém uma base
uniformizada de informação sobre os pesquisadores, mas foi uma decepção
ter que usar uma máquina com Windows para esta finalidade.  Por acaso,
tive de atualizá-lo agora novamente.  Não fiquei surpreso quando vi que
somente rodava em plataforma Windows, por isso atualizei via web (método
sofrível, porém alternativo).  É realmente vergonho ver que o país
continua subserviente às diretivas internacionais, não desenvolvendo
tecnologia, apenas consumindo e criando *serviços*.  Claro que desenvolver
o currículo Lattes para Windows deve ter gerado conhecimento, mas onde o
mesmo se encontra agora?  Ao menos o CNPQ, que deveria ser um órgão de
fomento ao desenvolvimento tecnológico, deveria ter vergonha de não fechar
o código dos programa que cria, já que sua verba é paga com dinheiro
público e tudo que é pesquisado *deveria* dar algum retorno à sociedade.

[]'s