Re: Samba + Outlook Express

>Caro Marcelo, eu utilizo o SAMBA em minha rede e tenho perfil movel em
>todas as estacoes. Qualquer usuario tem seu perfil em qualquer maquina
>dentro da rede integrada ao SAMBA. Isto nao é configuracao do SAMBA e sim
>na estacao. Estude melhor o ambiente windows que o problema eh la mesmo.

Exatamente! Eu utilizo um método lusitano para manter os e-mails no
servidor!
Vamos primeiro analizar como o windows se comporta! Quando vc loga ele faz
o download dos seus perfis do servidor onde tera algumas informacoes sobre o

seu desktop, seus icones e outras coisitas mais!! Pois bem, no win2k ele
baixa
um perfil na pasta documents and settings com o nome do seu usuario, ja o
window$ nt baixa para a pasta /winnt/profiles e eh la em q o seu e-mail eh
arma
zenado! O q eu faco eh o seguinte! logando como usuario vc cria o novo
perfil
no outlook e, em ferramentas->opcoes->manutencao->pasta de armazenamento
modifique o valor padrao de:
C:\Documents and Settings\<usuario>\Configurações locais\Dados de
aplicativos\
Identities\<{XXXXXX}>\Microsoft\Outlook Express
por
C:\Documents and Settings\<usuario>\Dados de aplicativos\
Identities\<{XXXXXX}>\Microsoft\Outlook Express
note q eu apenas retirei a pasta Configuracoes locais e nao se assuste se a
pasta ja existir. (nao sei onde os manes da micro$oft estavam com a cabeca
quando fizeram uma mer*a dessas!!)

com isso, os e-mails serao salvos no servidor e, de qualquer makina vc
podera acessar seus e-mails normalmente, mesmo os q vc ja baixou!!!
Entretando, como todo o produto organizacoes TABAJARA!! ops!! sacaneei
com a TABAJARA eu queria dizer micro$oft! temos alguns problemas ao utilizar
seus produtos!!!
1 - Quando vc loga, ele salva seus e-mails do servidor localmente no micro e

apenas quando vc desloga (feio hein?) eh q ele salva seus emails no
servidor!
1.1 - Se travar a makina, os e-mails q vc baixou serao perdidos pq ele nao
atualizou o servidor!!!
1.2 - Se mais de uma pessoa utiliza a mesma senha, nem tente fazer isso,
imagina so: usuario loga na makina 1 e baixa 10 e-mails novos, depois loga
na
makina 2 e, como havia baixado anteriormente, nao tem nenhuma mensagem
nova e nem enxerga as mensagens baixadas em makina 1 pq ela ainda nao
atualizou o servidor. Entao usuario desloga da makina1 e ele salva no
servidor
e-mails antigos+novos, depois desloga de makina2 e ela sobrescreve apenas
com os e-mails antigos. Moral da história seus e-mails, q vc acabou de
baixar,
sumiram de forma misteriosa e, se vc nao ficar esperto, vai achar q tem
alguem
brincando com a sua cara!! E tem.... o Bill!!!
2 - Como ele, toda vez q vc loga/desloga copia ou salva do servidor, caso o
seu
usuario tenha um volume de e-mails muito grande, ele vai copiar tudo e
salvar
tudo toda vez q entrar ou sair, se nao fizer backup ordenado (apagando o
backup
do servidor) vc pode chegar ao ponto de esperar 10 minutos para conseguir
entrar
numa makina alem de comer banda da sua rede!!!

Q eu me lembre eh so!! (so?!!! peco milhoes de desculpas pelo e-mail longo
mas
eu acho q a experiencia eh valida!!)

Lembrando q, para maior seguranca, crie os e-mails numa makina rodando win2k
q, quando for pro winnt ele reconhece tudo direitinho e, esta eh apenas uma
solucao, no meu ver temporaria, tente criar metodos mais seguros para backup
de
e-mails do q este q julgo ser amplamente instavel (alguma relacao com o win.
$??..)!

Qualquer duvida PVT me!

"Ferramentas, sem cerebro, sao simples aderecos!"
Leoarend
leoarend@terra.com.br
ICQ: 42123408
Debian GNU/Linux 2.2r6