Re: Como colocar a "?" e a "!" de cabe

Olá, Leandro!

Não sei se os locales já foram comentados nesta linha de discussão (thread):
você esta' com o locale em Português?  Em Espanhol, os códigos ASCII podem
ser diferentes no modo texto.

Meu locale é pt_BR.  Se, por exemplo, na linha de comando eu teclo

echo -e '\277'

Para gerar o caracter 191, ou 277 na base 8 usada pelo echo, obtenho o ¿ sem
nenhum problema. Se teclasse

echo -e '\241'

obteria
¡, a desejado exclamação de cabeça para baixo.

Vi que você é professor de espanhol.  Como eles se chamam em espanhol?  Algo
como pré-interrogação e pré-exclamação?

Por favor abra um off-topic e responda esta questão, importante nos tempos do
Mercosul.  Além disso, tenho certeza que poucos nesta lista saberiam esse
tipo de coisa.

[]s, Hilton Fernandes