Som on-board infernal, argh (asus)

Pois é gente... comprei uma máquina nova... lindinha,
maravilhosa, tou super satisfeito com ela, até minha placa de
TV tá funcionando :~) e tem suporte on-board a infravermelho, é
só colocar um transceiver (que é bem mais barato que o kit
completo). Tudo muito bom... ah, quase, o mouse se recusou a
funcionar na porta PS/2 e eu coloquei na serial mesmo...

Só que é um som on-board bizarro, e eu esqueci que as placas
que eu tenho sobrando em casa são todas ISA e comprei a
motherboard sem slots ISA :-/ de pura teimosia, seria
reconfortante fazer funcionar a on-board.

A informação que eu tenho é a seguinte:

Motherboard:
  Asus P3w;
  http://www.asus.com/Products/Motherboard/Pentiumpro/P3w/spec.html

lspci:
  00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corporation
  82801AA AC'97 Audio (rev 02)

Seção de drivers do site da Asus:
  http://www.asus.com/products/motherboard/driver_audio.html
  aqui diz que é uma "ADI AD1881 SoundMAX";

  com base nisso, eu tentei carregar os módulos que começavam
  com "ad" no modules/2.2.13/misc e o ad1848 carregou; a
  mensagem no kern.log confirma que é um codec de audio, mas
  mesmo com esse driver carregado, /dev/audio e dsp dão
  "dispositivo inexistente".

  O módulo "opl3" também carrega sem chiar - e sem efeito.

Se alguém tiver qualquer pista adicional para derrotar mais
esse desafio, fico muito agradecido :-)

(Enquanto digito estou baixando um kernel-image-2.4.2, vamos
ver se muda alguma coisa... amanhã)

[]s,
                                               +----
--