Re: GNU (Re: Linux na Folha de SP)

Pessoal,

acho que as flamewars são uma coisa muito antiga: uma das primeiras foi
a discussão sobre o sexo dos anjos em Constantinopla, há mais de 1.000
anos atrás. :-D Além de antiga, totalmente inútil.

Contudo, eu disse que a revista Amanhã, que escreve GNU/Linux o tempo
todo, era mais preciosista que todo mundo nesta lista.  Talvez isso
tenha dado ocasião desta discussão ter começado.

Por isso, tentarei escrever algo outra vez: penso que "sanduíche de
atum especial" seria mesmo um bom nome para o Linux.  Mesmo que não
fosse para capturar tigres. :-D

Mas também acho importante lembrar que o pessoal do GNU, se não começou
com a história do software livre, foi quem deu o espírito da coisa.

Mais ou menos como quando se fala linguagem de programação orientada ao
objeto, pensa-se em Smalltalk, em vez de Simula67, que foi a primeira.

Além disso, o pessoal do GNU batalhou politicamente, em mídia escrita
impressa e falada, e batalha muito.  Já ouvi muita gente chamando o
pessoal da GNU -- em especial o Stallman --, de superado, radical etc.
Mas se não fossem eles, talvez nem houvesse o que hoje chamamos de
Linux.

Por isso, fiz o comentário.  Pessoalmente digo sempre Linux, em vez de
GNU/Linux.  Em vez até mesmo de "sanduíche de atum especial para
capturar tigres". :-)

Uma vez mais, no flamewar intended, please...

Agora, vem a pergunta: quando digo Linux, acentuo o u -- "Linuux".
Alguns me corrigem para "Liinux", mas eu fico na dúvida: seria
"Lainux"?  Seria "Lainacs"?  Como será que é esse nome em finlandês, a
língua do pai da matéria?

[]s, Hilton

P.S.: mas por que sanduíche de atum?  É verdade que os tigres gostam
mesmo?