CONFIGURAÇÃO DO DEBIAN

Caros Amigos...

    Me desculpe a pergunta basica, mas estou começando hoje com o Debian
e preciso de uma ajuda.
    Acabei de instalar o Debian 2.2r2 e parece que funcionou numa boa,
para isso usei o proprio manual de instalação do Debian.
    Agora, gostaria muito de saber, onde posso encontrar um documento
com os arquivos de Configuração do Debian, ou seja, gostaria de saber
como faço pra configurar meu Ambiente Grafico (aqui nao funcionou
automaticamente), minha Rede Local, minha Placa de Som... etc...
    Gostaria de saber como fazer essas tarefas basicas, para o bom
funcionamento do sistema.....
    Bom eh isso ae... e muito obrigado a todos...

Um []
    - Leandro