Re: Crear Distribuicion basada en DEBIAN

On Sun, 2009-11-01 at 11:08 +0100, Gilson wrote:

> Bem, minha pergunta é, eu gostaria de começar a distribuir  a
> principio gratuitamente em varios idiomas, e quero saber se posso
> fazer o registo da propriedade intelectual e pode ser distribuído
> gratuitamente e também saber se poderia vender e comercializar a minha
> distro?

Isso não é aconselhamento legal, o melhor mesmo é procurar um advogado.

Você pode comercializar sua distribuição, sim. Mas você tem que prestar
atenção aos requerimentos das licenças dos diversos softwares que a
compõe. Por exemplo, a GPL exige que você, ao distribuir sua
distribuição, distribua também o fonte na mesma mídia ou encaminhe uma
oferta por escrito para que a pessoa possa solicitar o fonte por pelo
menos 3 anos. Apontar pra ftp.debian.org _não_ é suficiente. Você mesmo
tem que manter os fontes disponíveis.

Eu vi no vídeo rapidamente que tem um ícone do Skype. Software
proprietário como skype, driver da Nvidia, vmware, etc geralmente tem
licenças muito mais restritivas e não permitem que você os distribua,
então eu sugiro que você leia as licenças de cada software que quiser
incluir e confira com as empresas relevantes.

Que eu saiba Mac OS X não é licenciado para rodar em máquinas virtuais,
também, então eu sugeriria você tirar demonstrações com ele do seu vídeo
(bem como a música, a menos que você tenha feito um acordo com a
gravadora para utilizá-la).

Até,

--
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>