Re: glossword pronto para testes e correções

Otavio Salvador <otavio@debian.org> writes:

> m> Humm, isto me faz lembrar de uma coisa. De fato, o pacote não depende de
> m> mysql-server, pois este pode ser acessado remotamente. O que ele precisa
> m> é de um mysql acessível, não necessariamente local. Vou pensar sobre
> m> isto. Alguma sugestão?
>
> Coloque como suggestions.

Olá Otávio.

Obrigado pela resposta.

Da Política Debian:

Suggests
    This is used to declare that one package may be more useful with one
    or more others. Using this field tells the packaging system and the
    user that the listed packages are related to this one and can
    perhaps enhance its usefulness, but that installing this one without
    them is perfectly reasonable.

Estritamente, glossword não se torna mais útil com a presença de um
servidor mysql localmente instalado. glossword só funciona se puder
acessar um tal servidor, localmente ou remotamente instalado. De
qualquer modo, sua sugestão :) serve para chamar a atenção do usuário
sobre esta necessidade. Por isto, vou implementar uma solução
parecida. Olhando o moodle e o phppgadmin vi que declaram o servidor
*sql como Recommends. Farei isto, prá manter um certo padrão. Que te
parece?

Mas isto abre uma outra questão: não haverá necessidade de modificar a
Política Debian? Com efeito, este é um caso em que não se trata de
apenas estabelecer relações entre pacotes. Por certo, um mysql-server
localmente instalado e rodando é condição suficiente para a
funcionalidade de glossword, mas não necessária. Donde segue-se que não
deveria usar Depends. O que é necessário, de fato, é a disponibilidade
de um serviço, quer localmente quer remotamente instalado. E, salvo
melhor juízo, a Política Debian não prevê meios de indicar esta condição
no pacote. Ou me engano?

E, ao que me parece, esta situação tende a se proliferar como pacotes
exigindo serviços independentemente de onde eles estejam instalados. O
que leva a necessidade de discutirmos um modo de lidar com isto. Talvez
um novo campo (algo como Service-Depends). (estou pensando alto). O
usuário indicando (por um arquivo de configuração? pela linha de
comando?) como alcançar estes serviços.

Com diz Fred, paro por aqui :)

[corta]

Ok.