Re: Leigos (Era: Facilidades do Debian)

On Tue, Jul 24, 2001 at 04:44:23PM -0300, kleber.leal@zipmail.com.br wrote:
> [...]

  Concordo com isso, acho que devemos mostrar tudo o que podemos fazer,
mas como a liberdade aqui é fundamental, deixe que escolham e torça para
que o escolhido seja livre.

> [...]
> alguem na lista! Me enche de animo. Isot e que e vida!!
> Eu falei apenas no fato de que muita gente esta querendo transformar o linux
> no windows.. quer que num simples clique no mouse tudo aconteca e desaconteca
> (gostou da palavra? desaconteca) e eu acho que o caminho nao e este, as
> interfaces graficas, na minha opiniao devem ser usadas para o dia-a-dia,
> digitar um texto, fazer planilhas, tudo o que um ususario tenha direito,
> o que me refiro e a administracao do sistema!!
>
> Dou o maior apoio a qualquer um em usar o linux...

  Aqui não concordo com você. Acho que interfaces mais fáceis são excelentes
para todo mundo. Um sistema operacional perfeito seria aquele que além de ser
tecnicamente perfeito não tenha custo de instalação e manutenção. Ele deve
ser totalmente transparente para todos os usuários, inclusive o administrador,
fazendo a interface da máquina com o usuário de modo que este não perceba
sua existência.
  O sistema operacional é apenas uma interface mais amigável para o usuario
e seus aplicativos. A maioria dos usuários não usa um computador para
usar um sistema operacional, mas para usar um aplicativo, que realizará um
trabalho para este usuário. Tem gente que usa o sistema operacional querendo
usar o sistema operacional, mas essa não é a função dele.
  Nenhum sistema operacional é bom por ser 'difícil', gosto do GNU/Linux
por que posso confiar nele, não por achar que é perfeito. Ele é um sistema
baseado no UNIX(TM) que é um sistema feito 'por programadores para programadores',
mas que está tentando melhorar sua 'cara' para conquistar outros tipos de
usuário.
  Acho que a nossa função é ajudar a melhorar cada vez mais a interface e
mostrar aos usuários o quão avançados estamos neste sentido. Falar que
sistema bom é sistema 'difícil' e que é o usuário que deve aprender a usar
é inaceitável, mas podemos convencê-lo de que a confiabilidade do GNU/Linux
pode valer o esforço.
  Essa é a minha opnião e o que eu disse foi sem a intensão de ofender
ninguém. Desculpem pela mensagem totalmente off-topic.

[]`s,
  Rafael Sasaki