ajustar partição em HD menor clonado de HD maior

Instalei um SSD menor que o HD que estava em um notebook. O HD tem
300GB em duas partições de 150GB cada. A partição principal tem 60GB
ocupados com Windows 10 e Debian com dual boot, e a partição
secundária tem 30 GB ocupados com dados intercambiados entre os 2 SOs
com sistema de arquivos NTFS. O SSD tem 240GB.

Para fazer a clonagem dei o Boot por um pendrive live do Debian e
espetei o SSD numa case na porta USB, usei o dd da forma mais simples
(dd if=/dev/sda of=/dev/sdc).

Ao fim da clonagem tirei o HD de dentro do notebook e espetei o SSD,
dei o boot nos dois sistemas operacionais, fiz checagem de sistemas de
arquivos e está tudo OK.

Porém, a segunda partição está informada como 150GB, e eu sei que não
tem esse espaço lá pelo fato do HD ter 240GB no total. Então pergunto:
como acertar esta informação, já que ela veio da clonagem da tabela de
partição do HD de 300GB? Qual a melhor forma de fazer isso? Os dados
na partição estão integros.

--
Enviado de um dispositivo móvel