Re: Maquina não carrega ambiente gráfico somente recovery mode

Alessandro, bom dia!

Sabe informar qual o ano/modelo da máquina? Infelizmente podem haver drivers/firmwares necessárias para o funcionamento da sua máquina, e se for esse o caso talvez seja interessante você instalar a versão "non-free" com "include firmware". Essa versão possui no site do Debian: https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/images-including-firmware/10.9.0+nonfree/amd64/iso-dvd/firmware-10.9.0-amd64-DVD-1.iso
Porém, citarei um exemplo meu...
Há uns anos atras, quando "voltei" a usar Debian, quis instalar num SempToshiba de 2003 o Debian 8 ou 9 (não lembro exatamente qual foi), e deu problema justamente na tela de login. Isso porque apesar de ter feito toda a instalação da maneira correta, essa versão do Debian não possuia mais suporte a minha placa de video. Porém, se eu quisesse instalar uma versão mais antiga (Debian 6 ou 7) instalava e funcionava de boa. Então talvez esse possa ser também o seu caso.
Uma indicação, pra caso queira utilizar a ultima versão do Debian é: Instala uma versão mais antiga, e depois atualizar. Porém, tem que tomar cuidado com a diferença dos parâmetros "apt-get upgrade" e "apt-get full-upgrade/dist-upgrade".

Onde:

"apt-get upgrade" - Faz a atualização dos pacotes sem excluir os antigos. (Lembrar de modificar o arquivo sources.list com a nomenclatura da versão do Debian que irá querer atualizar)
"apt-get full-upgrade" ou "apt-get dist-upgrade" - Faz a atualização dos pacotes, sendo necessários por diversas vezes excluir pacotes mais antigos (o que pode ser perigoso nos casos de precisar manter uma versão mais antiga de um pacote).

Dica de video pra assistir antes de fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=Dt5QIMmhbng

Aos mais experts no assunto, se puderem, me corrijam caso eu tenha me equivocado em algo. :)

Best,