Re: carregar módulos de terceiros no Debian com secure boot

On Fri, Mar 26, 2021 at 03:07:06PM -0300, China wrote:
> Estou instalando o DroidCam para usar o smartphone como webcam, mas
> apareceu o erro abaixo:
>
> Registering webcam device
> insmod: ERROR: could not insert module
> /lib/modules/5.10.0-0.bpo.3-amd64/kernel/drivers/media/video/v4l2loopback-dc.ko:
> Operation not permitted
> warning: insmod failed
>
> Segundo o manual, é preciso assinar o módulo para que ele seja
> carregado, mas em todas as pesquisas que fiz a unica opção que aparece
> é a de desativar o secure boot. Não existe uma maneira de assinar esse
> módulo???

https://wiki.debian.org/SecureBoot tem instruções de como adicionar uma
chave e como assinar módulos.

Eu ainda não tentei, porque ainda não preciseu usar módulos externos,
mas um dos requisitos primordiais para a adoção de SecureBoot no Debian
era de que o dono da máquina tivesse a possibilidade de assinar seus
próprios kernels ou módulos.