Sobre o internal speaker nos mini PCs NUC da Intel

Olá todos,

Estou interessado nos mini PCs NUC da Intel, em particular o modelo descrito nesta página: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/boards-kits/nuc/mini-pcs/nuc10i5fnkpa.html . Porém, tenho uma necessidade específica que precisaria de alguns testes e acredito que nenhum local de compra deixará testar antes de comprar. Assim, caso alguém possua um NUC e quiser me auxiliar, segue abaixo o que eu preciso:

Como alguns devem saber, as máquinas desktop geralmente vêm com o chamado PC speaker (ou internal speaker), um componente usado para dar bipes, normalmente quando ocorrem falhas de hardware mas também usado para outros fins. Já os laptops, e também esses mini que estou interessado, também conseguem bipar, mas é pela placa de som integrada, o que não é padrão em temos de programação e por isso às vezes eles não bipam em certas situações que um desktop biparia; vai depender de como o fabricante fez para criar esse "quebra-galho" via placa de som.

O que eu necessitaria é saber se, num ambiente de dual boot, um boot loader como o grub é capaz de emitir um bipe assim que exibir o menu para escolher um sistema operacional. Em desktops com certeza é possível fazer isso, visto que o grub possui um comando "play" que se pode adicionar ao arquivo grub.cfg (ou outro de configuração), mas no mundo dos laptops por exemplo isso varia: hoje possuo um Dell Inspiron que não é capaz de bipar, enquanto os da HP e da Lenovo conseguem, segundo fui informado.

Para verificar se a máquina bipa ou não bipa, pode-se alterar essa configuração do grub ou então dar boot por uma imagem de Linux que tenha sido preparada para bipar assim que a primeira tela das opções de boot aparece, tal como as próprias imagens netinst do Debian.

Outro fator, que não sei se tem influência na questão de a máquina conseguir ou não bipar sempre que solicitada, é que algumas máquinas possuem um controle explícito no mixer da placa de som dedicado ao bipe, como neste laptop da HP:
https://linux-hardware.org/index.php?probe=66bfc16192&log=alsactl
Não sei se os NUC tem esse controle

Grato por qualquer forma de auxílio,
Cleverson