onde está a comunidade Debian

On Mon, Apr 20, 2020 at 07:37:11PM -0400, Thiago C. F. wrote:
> Hoje em dia o Telegram esta sendo muito utilizado pela comunidade. Já os
> meios oficiais de contato, como pelo IRC por exemplo, esta parado, quase
> morto, infelizmente (pelo menos para mim, pois gostos dos meios oficiais).
> Gosto do IRC. Acho que gera uma certa nostalgia. Mas... como a maioria
> prefere a praticidade, logo estou também acompanhando o Debian Brasil pelo
> Telegram.

Note que o dia a dia do desenvolvimento do Debian continua acontecendo
por email e IRC, como sempre. O #debian-br é provavelmente o canal com
menos movimento no meu cliente, mas os vários outros onde eu estou são
bem ativos.

De fato uma boa parte da comunidade de usuários acabou indo pra outras
plataformas. Por um lado a dispersão é um problema, mas por outro é
também inevitável: a cada dia existem mais e mais plataformas, e as
pessoas são livres pra se reunir onde elas bem entenderem.

Existe uma discussão no projeto sobre fornecer espaços mais "modernos"
que incentivem a participação de mais gente. Por exemplo, tem um pessoal
testando uma instência de Discourse que talvez se torne permanente
(discourse.debian.net).

E hoje em dia, tem bastante gente nos canais IRC que estão usando uma
ponte matrix. Eu mesmo tenho uma conta matrix pendurada nos canais mais
importantes pra mim, pra poder acompanhar pelo celular.