Depois do upgrade para o Buster o middle-click não funciona mais

Olá!
Atualizei o meu sistema do Stretch para o Buster.
Ao perceber alguns problemas com alguns programas (que pararam de rodar), falta do drag 'n drop, placa de vídeo Nvidia não operacional, pesquisei e vi que o problema estava relacionado com o tal do wayland, passei então a rodar o Gnome sobre Xorg.
Tudo aparentemente se resolveu. Exceto o mouse/touchpad, o middle-click (dois botões do touchpad e click na rodinha do mouse) simplesmente não funciona mais.

Pesquisei pela Internet e tudo que achei a respeito fala em checar org/gnome/settings-daemon/peripherals/mouse/middle-button-enabled no dconf-editor ou editar diretamente o /etc/X11/xorg.conf

Acontece que no meu dconf-editor não tem "middle-button-enabled" em org/gnome/settings-daemon/peripherals/mouse/
e também não tem xorg.conf em /etc/X11/

Como devo proceder, nesse caso, para re-habilitar o botão do meio?

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro