Re: Lançamento da Buster

Sou do tempo pré internet. Na época e-mail era a única forma de comunicação ampla. IRC era restrito às redes cobertas entre si. Com a web o irc cresceu mas começou a conviver com concorrência de produtos gráficos como ICQ. Já o e-mail explodiu e se tornou a principal ferramenta de comunicação, mesmo com a concorrência dos fóruns.

O que estamos vendo hoje não é uma crise de fóruns e listas de emails, é uma mudança de comportamento dos usuários provocada pelos dispositivos móveis que proporcionam comunicação imediata, como desejam os mais jovens.

Considero que isso enseja perda como gestão de conhecimento, em breve não se encontrará solução pra problemas buscando no Google pq ninguém mais troca informações técnicas por e-mail ou fóruns, apenas em aplicativos de mensagem. Também são raros os que mantém blogs e wikis com tutoriais e artigos técnicos. Mas é o que tem pra agora.

O e-mail não vai morrer, mas seu uso será cada vez menor, talvez pra listas como essa usado por usuários que querem ter conhecimento avançado pra uso próprio, visto que mesmo pra se preparar pro mercado de suporte a usuário não tá tendo necessidade, pois os usuários do mercado hoje são os nativos digitais e os equipamentos tem SO embarcado sem necessidade de chamar "o cara da TI" pra configurar alguma coisa. Mas não vamos lamentar com o saudosismo de um tempo que não voltará mais, até pq existem muitas oportunidades com tudo isso. Vejam o IoT, ja pensaram a geladeira da sua casa recebendo mensagens pra aumentar o freezer pra gelar sua cerveja ao detectar que vc está a 10 minutos de casa avisado pelo GPS de seu celular ou smartwatch? Então, isso já existe e nós, os dinossauros digitais, é que sabemos configurar isso hoje nas residências, então vamos aproveitar!!!

Graças a Deus por isso...