Re: Gravador blu-ray com Debian?

Le vendredi 16 novembre 2018 à 11:45 -0200, Bruno Buys a écrit :
> Alguém aqui tem experiência com gravadores externos de blu-ray
> ligados a um computador Debian?

Tenho um cujo gabinete pifou e que não cheguei a usar para gravar, que
me lembre.

> Reparei que já existem mídias bluray de 25gb bem baratas à venda, o
> que torna uma boa opção de backup.

Legal.

> No entanto os gravadores ainda estão caros.

Sim, importei o meu.  E tem o detalhe das interfaces: meu iMac 27" só
tem Firewire, e meu Skull Canyon só tem Thunderbird como interfaces
capazes de lidar com o fluxo potencial de Blu-ray; e não achei gabinete
que funcione com os dois.

> E não achei muita informação sobre uso de gravador bluray com Debian.

Não tem mesmo.  A briga de anos com o HD-DVD, o DRM draconiano e a
concorrência dos serviços de fluxo em linha (/online streaming/)
fizeram com que nunca se popularizasse como substituto do CD-ROM, e
menos ainda em sistemas livres.

> São compatíveis?

Sim.

> São reconhecidos?

Sim.

> Há software disponível nos repos?

Sim, sugiro uso de apt-cache search para encontrar.

> Usa-se para gravar os mesmos softwares que já usamos para gravar dvd?

Basicamente, sim.  Creio que a biblioteca para ler DRM é que é
diferente, e menos madura.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org