Economia de dados móveis em netbook

Tenho um netbook com Debian stable. Uma das coisas que me incomodou foi o consumo de dados móveis com atividades em segundo plano, tanto do sistema (apt buscando atualizações, por exemplo) quanto de alguns softwares como Firefox no carregamento de páginas.

Existe algum guia pra configurar o sistema pra detectar que está em uma rede móvel (pelo usb modem) e ativar um modo de economia de dados, desligando serviços de rede em segundo plano? Dicas de como configurar o Firefox ou outro navegador pra economizar dados na montagem de páginas também são bem vindas.