Re: Debian no dell vostro 5480

Oi,

Todo wifi, é um bug (linux?) com o bluetooth.  Eu resolvi assim:

   echo "options iwlwifi bt_coex_active=N" >> /etc/modprobe.d/iwlwifi.conf

Isso desabilita o powersave do bluetooth.
Da placa nvidia, aqui em geral desabilitamos a placa Intel e só usamos a nvidia, com o driver proprietário mesmo. Mas se quiser usar ambas, bumblebee.

Do GnomeShell... bem... eu uso KDE, então só sofro com os problemas de KDE.  Alguns usam GS, mas nunca vi ninguém reclamar de nada já que a maioria usa 16 GB de RAM nos laptops.
Sobre o barulho de cooler, a única vez que vi algum relato sobre isso era problema de hardware.  Teve de trocar.
Identificador biométrico e subwoofer... nem sei se alguém tem isso nos laptops.  Se tiverem, nem sei se ativaram.  No meu, não mexi nada.  Pra não dizer nada, eu tive de acertar o alsa nos módulos pra carregar o microfone direito.  Adicionei as seguintes linhas no /etc/modprobe.d/alsa-base.conf:

# http://askubuntu.com/questions/6993/internal-microphone-not-working
#options snd-hda-intel model=dell-vostro enable=1 index=0
# https://answers.launchpad.net/ubuntu/+source/alsa-driver/+question/263452
options snd-hda-intel model=,dell-headset-multi
#  laptop-amic  Laptops with analog-mic input
#  laptop-dmic  Laptops with digital-mic input
#  alc269-dmic  Enable ALC269(VA) digital mic workaround
#  alc271-dmic  Enable ALC271X digital mic workaround
#  inv-dmic     Inverted internal mic workaround
#  headset-mic  Indicates a combined headset (headphone+mic) jack
#  lenovo-dock Enables docking station I/O for some Lenovos
#  dell-headset-multi   Headset jack, which can also be used as mic-in
#  dell-headset-dock    Headset jack (without mic-in), and also dock I/O

Eu tive de testar uma por uma das opções pra ter o microfone funcionando certo (bloqueava após hibernação).

E compilei o kernel 4.x, que corrige vários bugs em placas Intel.  Estou com o 4.1.2 no momento.