Re: Root cheio

Primeiro, obrigado a todos que responderam.
Este problema surgiu quando eu quis compilar um kernel mais atualizado e coloquei ele em /usr/src. A pasta pesa +/- 3GB, sendo que eu só tinha separado 10GB para o /. O que eu quero fazer mesmo é transferir mais espaço para o meu diretório /. Enfim, nesta mensagem irei colocar o output de algum dos comandos sugeridos por vocês.

du -hd1
318M    ./lib
4.0K    ./lib64
1.3M    ./dev
12M    ./bin
68K    ./tmp
2.1M    ./root
4.0K    ./.themes
du: cannot access ‘./run/user/1000/gvfs’: Permission denied
9.1M    ./run
4.0K    ./.pulse
316M    ./opt
16K    ./lost+found
0    ./sys
12K    ./media
50M    ./boot
du: cannot access ‘./proc/25924/task/25924/fd/4’: No such file or directory
du: cannot access ‘./proc/25924/task/25924/fdinfo/4’: No such file or directory
du: cannot access ‘./proc/25924/fd/4’: No such file or directory
du: cannot access ‘./proc/25924/fdinfo/4’: No such file or directory
0    ./proc
808M    ./var
89G    ./home
4.0K    ./mnt
7.5G    ./usr
9.4M    ./etc
11M    ./sbin
4.0K    ./srv
98G    .

E o fstab não é um comando aqui na minha distribuição do Debian. Ainda tentarei botar um cd para tentar alterar a distribuição de bytes entre minhas partições.
Obrigado pela paciência de vocês.

Em 31 de julho de 2015 14:21, Andre N Batista <andrenbatista@gmail.com> escreveu:
On Fri, Jul 31, 2015 at 11:14:54AM +0200, Helio Loureiro wrote:
> A única solução é ou reinstalar com as partições com tamanhos certos (ou
> LVM), ou ficar fazendo link simbólico pra tudo quanto é lado.  Eu, num
> aperto desses, criei /home/var e apontei tudo do /var pra lá.

Lendo a mensagem do Gabriel, eu fiquei em dúvida: o LVM já não está em uso?

Qual o conteúdo do seu /etc/fstab?

Até,