[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Iowait entendimento?



Muito obrigado rafael.

Em 01/07/2015 15:25, "Rafael Pinheiro" <rafaelp921@gmail.com> escreveu:


Em 29 de junho de 2015 13:34, Leandro <leandrojpg@gmail.com> escreveu:

Prezados o iowait nas saída de top ou vmstat, a interpretacao disso se daria como? Esse valor aumenta ao ponto q o processador enfileira processos aguardando a entrega do disco e ou gravação dos dados? Podemos entender que se o io aumentar muito sei la mais de 20 o disco pode nao estar performando ou zuado ou o que?

Obrigado.


O iowait é uma sub-categoria de "idle" tipicamente chamado de "%wa". Iowait é o tempo que o processador ou os processadores estão esperando em estado inativo esperando um grande número de requisições I/O para serem completadas. Em outras palavras várias aplicações podem está realizando um grande número de requisições I/O (Chamado de Major Page Fault) e a CPU fica inativa esperando a requisição I/O ser completada e isso leva a lentidão.

Já o nível de I/Owait no seu sistema/servidor depende das aplicações(banco de dados, servidor de e-mail, etc) que você acomoda, e o número de núcleos de processadores que você tem. Por exemplo se o seu servidor encontra-se com nível de I/O com 25% e você tem 4 núcleos no seu servidor, isso quer dizer que 1/4 do núcleo está esperando  requisições I/O serem completadas. Pode-se concluir que as CPU's estão esperando um tempo significativamente alto. Há diversos fatores a considerar para determinar um gargalo como raid, taxas de leitura e escrita,CPU, etc.

Aconselho dá uma lida em artigos explicando como monitorar e calcular performance de I/O e acima de tudo mantenha sempre o que é chamado de "baseline" que nada mais é que um registro de status do seu servidor para você possa analisar os dados de i/o, processamento, etc e compara-los.



Rafael Pinheiro.

Reply to: