Re: Clonar Servidor.

Para além da sugestão do Leandro, acho que vale você estudar um pouco algumas ferramentas de automatização com as quais você pode escrever um script (ou uma "receita") de instalação e configuração e depois é só rodar tal "receita" para realizar a instalação completa (o que pode incluir até etapas nas quais você pode inserir informações "personalizadas" daquele deploy específico).

Algumas que *podem* servir:
Docker
Chef
Puppet