Duvida sobre gerenciamento de bibliotecas.

Srs, estou com uma duvida com relação ao gerenciamento de bibliotecas no linux.
Sei que para adicionar bibliotecas no debiam, eu preciso adicionarum arquivo no diretorio :
/etc/ld.so.conf.d/
adicionar linha, por linha com o diretorio das bibliotecas em questão.
digamos :
/etc/ld.so.conf.d/novalib.conf
cat /etc/ld.so.conf.d/novalib.conf
/path-to-dir-lib/
Depois disso eu executo o ldconfig ou para um verbose ldconfig -v
Até aqui tudo bem, estou com novas libs para o sistema.
No entanto eu gostaria de saber se teria como eu setar uma lib nova especificamente para um programa novo no sistema.
Digo, eu quero instalar o pacote-xyz que precisa da lib versão beta :  libxyz.3>, mas meu S/o já tem a libxyz.2 e roda muito bem com ela.
Para prevenir problemas de compatibilidade com o sistema eu preciso setar a nova lib
(libxyz.3) apenas para especificamente o pacote : pacote-xyz.
Tem como eu fazer essa façanha no gnu?!

--
Atenciosamente,
Rodrigo da Silva Cunha