Re: por que Debian?

Deixe-me dar meu testemunho também. Eu não tenho nenhum envolvimento profissional com informática. Meu envolvimento com Linux foi mera curiosidade, pela filosofia da coisa e pela possibilidade de não me deixar escravizar pelo Windows. Mas foi apenas com o Ubuntu e aquela história de enviar CDs para as pessoas que comecei a usar mesmo o Linux. Lembro que antes do Ubuntu, eu cheguei a cogitar usar o Debian, mas lembro que me pareceu muito confuso, o lance de ter que usar vários CDs, nada me parecia claro, não sabia se apenas um já resolveria a questão (imagino que isso ainda hoje aflija muitos potenciais novos usuários).

O Debian entrou de verdade na minha vida no início desse ano. Decidi largar o Ubuntu, começaram com aquele lixo daquele Unity (aliás, se o lance do xfce padrão no Debian se confirmar, iniciarei nova busca), depois com o spyware do amazon e outros, e o gradativo abandono dos princípios que eles mesmos pregavam no início. E também não queria me deixar escravizar pelo Ubuntu. Comecei minha jornada pelas principais distros atuais, em nenhuma conseguia fazer meu Wifi funcionar e pensei: "já que o Ubuntu se baseia no Debian e meu Wifi funcionava no Ubuntu, o Debian é a minha solução: estável (até "demais", eu diria), confiável, com Gnome, fiel aos seus princípios e deve dar pra fazer meu Wifi funcionar". Pronto, estou satisfeito até agora com o Debian (depois de alguns contratempos experimentando testing e sid devido aos softwares defasados da estável - Firefox sem atualizações não rola, nunca vou entender essa "estabilidade").

Essa é minha história com o Debian, até o momento quase nada a reclamar. ;-)

Atenciosamente,
Márcio Vinícius Pinheiro.
http://about.me/Doideira