Re: Servidor de e-mail para e-mail marketing

Segue algumas informações que podem auxiliar na implantação do sistema de e-mail marketing em um servidor Debian:

1 - Deve-se levar em conta o esforço que deverá ser dedicado à manutenção do servidor, gerenciamento do sistema e de seus usuários e também a gestão dos ips utilizados para disparo. Você poderá mensurar isto analisando os próximos tópicos.

2 - Qual será a fonte das listas de e-mail que serão utilizadas no disparo, pois , conforme o amigo P.J. informou anteriormente, para enviar uma mensagens de marketing para um endereço de e-mail, deve-se sempre confirmar se o mesmo solicitou por isto, caso contrario seria caracterizado como spam. Isto traria graves problemas, conforme descrito nos próximos tópicos.
Para avançar ao próximo item deve-se levar em conta que você deverá aplicar politicas de controle e até mesmo ter o poder de banir um usuário que utiliza o sistema de forma contraria as politicas estabelecidas. Caso você não tenha controle sobre isto, o melhor é terceirizar, visto que não ira agregar um retorno satisfatório no uso do serviço, gerando apenas mal estar, tanto no uso do sistema, quanto em sua administração no geral.

3 - Supondo que o item anteriores foi satisfeito, podemos dividir a implantação do sistema em duas partes. A primeira aborda a infra estrutura, já a segunda aborda politicas e integração, normas e rotinas administrativas.

3a - Infra estrutura:
Pensando no servidor apenas para disparo de e-mail, e não como um servidor de hospedagem de e-mail, será necessário o uso de um servidor MTA, recomendo o Postifix(servidor de e-mail, um dos, senão o, mais popular)  + outros outros programas que não serão abordados agora, visto que estamos tratando do básico para o funcionamento da ferramenta.

Um domínio FQDN de onde o servidor fará parte como host e por onde será feito o envio das mensagens, por exemplo: marketin@seudominio.com.br

Após configurar o servidor corretamente e ter um domínio valido para o mesmo, será possível avançar ao próximo tópico

3b - Normas, politicas e rotinas
Ao tentar enviar mensagens de e-mail a partir de um servidor especifico, deve-se adequar-se as normas para utilização do serviço MTA, estas que levam em consideração sua reputação( Quem e você?, O que você envia?, Qual é o seu histórico? e Posso confiar em suas mensagens?). Esta reputação resume-se na avaliação constante do seu IP, evitando blacklists (Má reputação causada pelo envio de mensagens não solicitadas, esta que pode ser evitada de acordo com o 2º tópico, aqui colocado.), avaliando e acompanhando a comunicação do seu servidor com outros servidores de e-mail (Neste caso seria a comunicação entre administradores de serviço de e-mail, por meio de ferramentas por onde pode-se acompanhar a porcentagem de entrega, spam, reclamações, etc.) e também a publicação dos registros DNS corretamente, como o MX, SPF e DKIM.

Seguindo esta sequencia, será possível a implantação de um servidor básico e funcional de disparo de mensagens, ainda há muito mais a ser feito, porem creio este não ser o momento correto para entrarmos em detalhes. Lembrando que ao atuar em um projeto deste nível, será necessário uma dedicação especial de tempo, em torno de 3 meses para que o mesmo possa funcionar corretamente, e se gerenciado corretamente, alcance um bom nível de confiabilidade.

Obs:
Prezados,

Caso eu tenha dito alguma besteria ou tenha deixado de fora um item importante, ponho-me a disposição para criticas e correções. Juntos podemos ampliar ainda mais nosso conhecimento.

Atenciosamente,
José Luiz Martins Oliveira
Cel.: +55 011 96277-4318
Linux User: 559990