Servidor de e-mail para e-mail marketing

Bom dia PessoALL,

Estou a iniciar um novo projeto desconhecido até então por mim. O projeto é instalar uma ferramenta de e-mail marketing em um servidor em um data center, e claro que vou usar nosso querido Debian para tal. Só que antes de contratar o servidor, gostaria de testar e homologar em meu ambiente.
O que eu gostaria saber é quais as premissas básicas eu teria que ter para implantar uma ferramenta com sucesso
Ex:
- Ip fixo ? Quantos ?
- Tem que ter um servidor de e-mail implantado (zimbra ou postifix por exemplo) ?
- O que mais é necessário, ou seja obrigatório ?

Abraços

--
Cordialmente,

   _    Christian Rosa -