Re: Ambientes gráficos: um fator atrativo para novos usuários

Com certeza uma interface enxuta, simples, rápida e funcional é atrativo a qualquer um, principalmente para novatos Gnu/Linux, BSD e etc. Mas o dificil é mudar a cultura das pessoas, sempre tentamos, mas é complexo. Creio que mostrando todos os diferenciais, como segurança (devido o sistema ser "mais seguro" por sua arquitetura e etc, claro que se você não souber configurar bem, nem o OpenBSD vai continuar seguro kkk), facilidade (tipo é muito mais fácil abrir um synaptics do Debian ou o do Ubuntu e procurar um software e instalar, do que procurar pacotes de terceiros, e fazer várias coisas no shell, que nós adoramos), usabilidade, beleza e simplicidade (das interfaces e etc). Emfin tem um mundo a se mostrar, e acho que o Gnome Shell deveria está nessa lista, ele foge um pouco do habitual, devido sua interface "espacial", mas com o tempo tudo se adequa, e você ganha em produtividade, na minha humilde opinião.