Ambientes gráficos: um fator atrativo para novos usuários

Pelo que tenho percebido, ultimamente o GNU/Linux/BSD está sendo muito
mais diferenciável na questão de ambientes gráficos disponíveis do que na
comunidade que escolher propriamente.

Acredito que promover visibilidade para quais ambientes gráficos existem
seria uma forma de atrair novos usuários, porque eles poderão visualizar a
"ideia de desktop" em que eles poderão escolher.

É por isso que prefiro coisas parecidas com o habitual, porque coisas
muito "diferentes" podem agradar ou não novos usuários, sendo que eles às
vezes começam sem saber da diversidade no software livre.

o LXDE é muito funcional e pode agradar como "Debian Light", enquanto o
XFCE embora seja mais equipado e estável, também é "Debian Light". Creio
que algumas pessoas, me incluíndo, não irão querer ou não terão condições
de manter hardware melhorando.

O que estou dizendo e perguntando é: COmo posso participar da comunidade
de modo a promover o "Debian Light" e os ambientes gráficos que existirem?

Fica sendo os dois acima, e o gnome2/mate também. Além de outros mais
lentos e simples como IceWM, mas openbox e fluxbox não entrariam por não
se tratar de "sistema básico habitual aos usuários iniciantes de
GNU/Linux".

Será que consigo alguma resposta e qualquer ideia para somar?

--
"coragem é contagiosa"

www.twitter.com/thiagozoroastro