[OFFTOPIC] Performace Sistema

Um salve a todos!

Estou com dúvida sobre a seguinte questão:
tenho um HD com 500 GB na minha máquina. São 5 partições.
Partição sda1 -> Windows 7
Partição sda2 -> Meus Documentos
Partição sda3-> Ubuntu 13.04
Partição sd4 -> Mint 15
Partição sda5 -> Debian

Todos os sistemas operacionais usam a partição sda2- Meus Documentos, para leitura e gravação.
Algo que tem me incomodado há algum tempo é a lentidão que os sistemas operacionais, na caso linux, (todas as distros instaladas) que está sendo apresentada. O windows 7, por incrível que pareça está mais rápido e deveria ser o contrário!
Vou exemplificar uma situação que sempre acontece. Ouço músicas todo o tempo quando estou usando o PC. as músicas estão dentro do sda2 - Meus Documentos, o sistema operacional está em outra partição.
Já troquei o HD por um outro novo e nada de resolver.
A máquina que uso não é top, mas tem uma configuração razoável, 4 GB de ram, placa asus, core i3.
Queria saber se isso está influenciando(leitura e escrita em uma outra partição) na performace dos sistemas Linux. Se sim, uma solução seria comprar um outro HD e usá-lo somente para armazenamento de dados?

Grato,
Fábio