Re: Fazer um Firewall

A Wiki do Debian é bem legal: https://wiki.debian.org/iptables

E a do netfilter: https://wiki.debian.org/iptables

Se você for administrar e quer fazer um Firewall personalizado, faz o script que é bem tranquilo no Debian. Agora se for administrar junto com outros que não tenham conhecimento de SysAdmin, usa alguma solução, recomendo Ipfire (http://www.ipfire.org/), brasilfw, ipcop ou até o pfsense, mas ai já é BSD.

O ipfire é legal que é baseado no Debian :D