Uso do PAM

Saudações.
Estou me aprofundando nas configurações do PAM, mas as coisas não estão funcionando como deveriam.
Estou seguindo esse artigo  mas nem o básico funciona como deveria.

Mudei as opções no arquivo /etc/security/access.conf colocando a linha " - : root: 172.16." (minha rede é nesse range) e continuo conseguindo acesso via ssh normalmente, também habilitei a linha "- : ALL : ALL" pra bloquear tudo como um teste radical e também não funcionou, reiniciei a máquina e nem assim tive sucesso.

Uso o Debian squeeze em uma VM para esses testes.
Pelo que entendi até o momento o PAM não depende de nenhum daemon ou algo que precise estar rodando para funcionar, ou estou enganado???

Obrigado.

--
Cleber Ianes
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338