Dica Debian Router

Boa tarde galera, sexta-feira para os que folgam no final de semana só alegria.

Possuo uma maquina com 2 placas de rede, gostaria de configura-la como um roteador, para isto irei estar instalando um debian. Desta forma gostaria de sugestões de como fazer isso, qual software utilizar e referencias de como fazer.

Minha intenção é um ambiente para estudo simulando oque conhecemos por internet porem na minha frente, podendo efetuar a alteração que eu quiser só que local e offiline para a internet.

Agradeço a todos e desejo um ótimo final de semana a todos.