ACPI / Controle de temperatura

Pessoal,

Estou com um problema que não sei se é de hardware ou software.

Desde segunda-feira quando liguei meu notebook pela manhã que o cooler (fan ou ventoinha) está bastante ruidoso e forma ininterrupta.

Não parece ser um ruído provocado por desgaste ou atrito, mas sim por aceleração. Ou seja, ele está girando a uma velocidade que só deveria fazer quando a temperatura do notebook ou processadores estivesse acima de um certo limite ou, então, logo que o computador é ligado, desacelerando após o SO ser carregado, quando o "acpid" assume o controle.

Não detectei nenhum problema no funcionamento do "acpid", mas não estou convencido ainda que possa ser um problema de hardware justamente em razão da normalidade no funcionamento "acpid". Veja algumas informações:

- dmesg

[    1.194257] fan PNP0C0B:00: registered as cooling_device0
[    1.194266] ACPI: Fan [FAN] (on)

- acpi -t -c -i

Thermal 0: active, 36.0 degrees C
Thermal 0: trip point 0 switches to mode critical at temperature 97.0 degrees C
Thermal 0: trip point 1 switches to mode hot at temperature 95.0 degrees C
Thermal 0: trip point 2 switches to mode passive at temperature 90.0 degrees C Thermal 0: trip point 3 switches to mode active at temperature 35.0 degrees C
Cooling 0: LCD 0 of 10
Cooling 1: Processor 0 of 10
Cooling 2: Processor 0 of 10
Cooling 3: Fan 0 of 1

- cat /proc/acpi/fan/*/*

status:                  on

- cat /proc/acpi/thermal_zone/*/*

0 - Active; 1 - Passive
<polling disabled>
state:                   active[0]
temperature:             35 C
critical (S5):           97 C
hot (S4):                95 C
passive:                 90 C: tc1=2 tc2=5 tsp=10 devices=CPU0
active[0]:               35 C: devices= FAN

- ps | grep acpi

   22 ?        S      0:00  \_ kacpid
   23 ?        S      0:00  \_ kacpi_notify
   24 ?        S      0:00  \_ kacpi_hotplug
 1369 ?        Ss     0:02 acpid
 1376 ?        Ss     0:00 acpi_fakekeyd

Como neste notebook tenho dual-boot com GNU/Debian e Windows Vista que nunca uso, resolvi carregá-lo e ver se algo mudava no comportamento do cooler, porém, nada mudou.

Minha esposa tem um notebook idêntico e no dela o cooler se comporta muito bem, ou seja, acelerando e desacelerando de maneira coerente a variação da temperatura, tanto no GNU/Debian quanto no Windows Vista.

Devo encaminhar o meu notebook para assistência técnica ou há algo mais que possa verificar para ter certeza de que é um problema de hardware e não de software e assim não correr o risco ter o notebook violado (aberto) sem necessidade.

Apenas para constar o notebook em questão é o COMPAQ PRESARIO CQ40-314BR, comprado quando a Compaq já havia sido adquirida pela HP, tanto que o carregador dele vem identificado como sendo da HP.

Grato,

--
    Ednardo Lobo

    www.lobo.eti.br