GRUB2-multiboot com Debian, Ubuntu e OpenSuSE

Tentei fazer  o GRUB2 funcionar em multiboot, mas não consegui. O OpenSuSE usa o grub-legacy. Penso que há uma incompatibilidade entre os dois, que eu não consegui ultrapassar.
Sempre mandei instalar o GRUB2  na MBR e as outras instalações não sei onde mandar instalar o GRUB, mesmo porque na MBR não há possibilidades porque lá somente um é possível.
Onde instalar o grub de cada um dos outros sistemas? Pergunto e peço ajuda se é possdivel instalar o grub2 de um sistema no /boot e do outro sistema em /opt, por exemplo e naturalmente do sistema default na MBR? Desde já agradeço a opinião de todos e de cada um em particular! ramao.martins@gmail.com