Speaker em Notebook

Boa tarde a todos.

A imensa maioria daqui sabe que desktops podem ter espetados em suas
placas-mãe uma pequena pecinha plástica, que é um alto-falante em
miniatura.

Esse alto-falante é responsável pelo som de "beep" do POST, do "beep"
do ASCII 0x07, das diversas frequências de sons na faixa audível,
representados por comandos como TONE, PLAY, SOUND em diversas
linguagens de programação.

Gostaria de saber como eu descubro se um notebook possui uma pecinha
destas e se possui, como eu faço para usá-la.

Por exemplo, em Linguagem C, usar o ioctl (...) para enviar algo para a
respectiva representação dela no sistema e emitir esse som.

Não me lembro de se precisar obrigatoriamente de ALSA para este
alto-falante em desktops. Apenas não me lembro.

Alguém sabe desta configuração?

Agradeço quem puder me explicar.

--
"There are three kinds of lies: lies, damn lies, and statistics."
Benjamin Disraeli