Julio Lopez

De: Humberto Bruzetti <bruzetti@gmail.com>
Para: Debian User Portuguese <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Segunda-feira, 14 de Maio de 2012 10:13
Assunto: Migrar sistema para novo hd

Bom dia,

Tenho um pc com Debian whezzy e um hd de 500GB que esta cada dia pior,
assim comprei um hd de 1,5TB.
E estava pensando em como transferir os dados e sistema do hd velho para o novo.
O hd antigo esta com 4 partições, 1 swap, 1 de boot em ext3, e 2 em
xfs para o home e o /,
O hd novo eu penso em fazer a mesma divisão, 1 de swap, 1 de boot, 1
para home e 1 para home, mas todos formatados com ext4.
E para transferir os arquivo fazer um simples cp com os parâmetros
corretos para preservar os atributos.

# cp -av

Mas estou pensando se essa seria a melhor solução e se realmente
funcionaria corretamente depois de instalar o Grub no MBR.
Ou se seria melhor instalar todo o sistema do zero e copias todos os
arquivos e configurar todos os programas do sistema novamente?

As opções que vejo são:

1- Formatado o novo hd e depois copiar os arquivos de sistema e dados
preservando todos os atributos.
2- formatar o novo hd e instalar o Debian do zero e
  2a- copiar todos os dados e configurações do home preservando todos
os atributos, para não precisar configurar os aplicativos de usuário.
  2b- copiar somente os dados sem preservar nada e configurar os
aplicativos novamente.

Qual seria o melhor a se fazer?

Obrigado,

--
Humberto Bruzetti
http://humbertobz.net/

"O que um sabe, todos sabem; do que um aprende todos se beneficiam."
"We are offering freedom. Nothing more..."
"We call this free software, because the user is free."