Re: video sem X

Na verdade não ... Basta habilitar o framebuffer [1] e utilizar o
mplayer. Existem outros aplicativos pra utilizar em modo texto. Veja
os pacotes:

caca-utils (visualizador de imagens)
links2 (navegador, com suporte a imagens, execute com "links2 -g")
mplayer (player de vídeos)
alsa-utils (contém os programas alsamixer e amixer, que controlam o
volume da placa de som, via interface ncurses e linha de comando
respectivamente)

Pra videos como o youtube, você pode utilizar um programa como o
youtube downloader [2],  que baixar arquivo SWF e converter com o
mplayer. Talvez o mplayer toque SWFs direto sem conversão, não sei ...

[1] Artigo sobre o framebuffer
http://pragasdigitais.blogspot.com/2011/05/linux-framebuffer-vesafb-console-alta.html

[2] Youtube Downloader (precisa do Python)
http://rg3.github.com/youtube-dl/

Abraços,
Fabiano.